segunda-feira, 21 de abril de 2008

Primeira Aula de Gestante


Pois é, fizemos nossa primeira aula de gestante. Papai e mamãe, juntos. Confesso que fiquei um pouco apavorado com a quantidade de coisas. O primeiro dia de aula foram 2 horas e meia de puro cuidado com o bebê (trocas, cotonetes, lenços, temperatura da água, ordem das coisas, desordem das coisas, etc). Vou pular a parte mais desagradável, anestesia.

O que mais me impressionou é grande necessidade de administração do tempo, aliás mais do que do tempo, das rotinas. Tudo é rotina e dentro dela conseguiremos extrair os melhores momentos de nossas vidas. Fazer do banho um momento de contato e segundo as enfermeiras, "o toque intencional das mãos", pois a todo instante o bebê é tocado pela necessidade de fazer algo, uma troca, amamentar, etc. O banho poderá ser o momento mais puro e de maior integração com o novo membro ou centro da família. Falta pouco, apenas 53 dias, porém parece uma eternidade.

Anteontem fizemos uma nova ultrasonografia, em breve eu posto aqui. As novidades são que o bebê já tem aproximadamente 1 quilo e meio e 35 centímentros. Aqui em casa estamos finalizando os preparativos para ele, quarto, roupinhas, etc.

Outra coisa engraçada é a relação que o Monet (nosso labrador) já tem com o bebê. A gente fala "Cadê o João Pedro, Monet?" e ele cutuca a barriga da Lili com o focinho. Isso quando não dá umas lambidas que deixam a Lili em povorosa. Por falar no Monet, conseguimos fazer com que ele parasse de entrar no quarto do bebê escondido para dar uma carimbada. Bastou que entrássemos junto com ele todo dia mostrando e conversando sobre cada parte do quarto do João Pedro para que tudo se resolvesse. Tenho certeza que eles serão grandes amigos.

2 comentários:

Gi disse...

Nota 10 para o Monet! Uau! ou Auau?
Que amor!
O toque é tudo! Na aula vocês provavelmente aprenderão a fazer a massagem indiana shantala... além de abraçar, ninar, beijar (não se preocupem com brotoejas de beijo de pai e mãe que sai com um banho mais fresquinho!! ou deixa lá mesmo) O que importa mesmo é o amor, o carinho e a troca de carinho!!

Luciane disse...

...e então, adivinhem só?Descobrimos com a chegado dos pequenos que tudo é instintivo. è puro instinto o toque, os beijos, o momento do sorriso. Depis de um tempo, masi precisamente uma semana, descobirmos que nascemos pra aquilo : Ter filhos... Tudo se torna fácil: trocar fraldas, dar banho, massagem nas mãozinahs, beijinhos nos pézinhos, cotonete nas dobrinhas da orelha. E a gente até pensa: Puxa aprendi rápido! Mas não é verdade, a gente já sabia que ia ser assim, só nunca tinha praticado. E quanto ao Monet, ele é o cara. Com certesa vai trazer muita segurança para João.